Nesta terça-feira, 30, em Curitiba, a vice-governadora Cida Borghetti lançou o Programa Moringa Cheia que integra o plano de revitalização do Rio Iguaçu para recuperar o rio e suas nascentes com o apoio dos agricultores. “Com mais esta ferramenta ambiental vamos recuperar áreas degradadas, preservar o meio ambiente e garantir água em quantidade e qualidade em nossos rios”, disse Cida que coordena também o comitê de revitalização do Rio Iguaçu.
Os resultados esperados com as novas ações de sustentabilidade ambiental são a despoluição do rio, a redução dos custos de tratamento de água, aumento da vida útil de reservatórios e o abatimento da erosão e sedimentação do solo. “O trabalho que desenvolvemos há dois anos faz parte do comprometimento de várias secretarias e órgãos de Estado. Uma união emblemática que impactará o futuro até mesmo do mundo”, afirmou Cida.

O projeto prevê a recuperação de todos os rios, nascentes e minas d’água em aproximadamente 2.040 propriedades rurais e 255 bacias de mananciais. As ações serão feitas em 395 municípios atendidos pela Sanepar.

A Sanepar vai disponibilizar recursos para que proprietários rurais restaurem as áreas de preservação permanentes. Entre as ações a serem desenvolvidas pelos agricultores estão terraceamento, adequação de carreadores, recomposição da vegetação ciliar e cercamentos de áreas em recomposição.

(foto: Jonas de Oliveira/ANPr)