Nesta quarta-feira, 22, em Brasília, a governadora em exercício Cida Borghetti, reuniu-se com o presidente Michel Temer e pediu celeridade na análise dos empréstimos internacionais solicitados pelo Paraná junto ao BID) A Secretaria do Tesouro Nacional é responsável pelo aval da documentação que prevê financiamentos para as áreas de segurança, infraestrutura urbana e viária.

“O Paraná já recebeu a primeira liberação dos recursos internacionais direcionados à segurança pública. Porém, ainda existem outros financiamentos que requerem o aval da governo federal. Destacamos ao presidente Michel Temer a condição financeira do Paraná frente aos outros estados e por isso pedimos a agilidade no processo”, disse.

Cida Borghetti disse ainda que o presidente Michel Temer afirmou que priorizará o pedido do Paraná para que a liberação total do financiamento seja concluída. “O presidente acatou a solicitação de uma forma muito positiva e garantiu atenção especial para acelerar o processo. Temer tem administrado o Brasil com responsabilidade, principalmente nas ações que envolvem infraestrutura, saúde, habitação, mas especialmente na atenção à criança”, declarou Cida.

EMPRÉSTIMOS – O primeiro financiamento, já liberado pelo BID, foi para o fortalecimento do programa Paraná Seguro, que visa reduzir os níveis de violência e criminalidade em Curitiba, Região Metropolitana e municípios da tríplice fronteira. Foram contratados recursos, em janeiro deste ano, no valor de R$ 215 milhões, que serão utilizados para a construção de novas delegacias cidadãs, compra de novas viaturas e cursos de qualificação para os policiais.

O Paraná também financiou recursos para Paraná Urbano III, programa que prevê pavimentações asfálticas, recape de estradas, urbanização de vias urbanas e construções de escolas. E aguarda a liberação desta e de outras operações a serem usadas para melhoria de estradas e os sistemas de movimentação de cargas. Os financiamentos juntos somam R$ 1,5 bilhão.

PRESENÇAS- Os deputados federais da bancada paranaense Luiz Nishimori, Toninho Wandscheer e Sergio Souza também participaram da audiência com o Presidente.

(foto: Marcos Correa)

link matéria
http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=92841
nishimori-wnadscheer-temer-cida-souza