O Paraná foi citado como exemplo positivo em meio à crise, política e econômica, que vem provocando prejuízos gigantescos e instabilidade institucional no país, durante a 21ª Conferência Nacional dos Legisladores Estaduais (CNALE), que reúne 1800 participantes, entre deputados, governadores, ministros, senadores, vereadores e lideranças políticas.

O exemplo do Paraná, um estado que se diferenciou na crise por continuar investindo, pagando fornecedores e servidores em dia, foi analisado como uma referência bem sucedida em meio à gravíssima crise que o país e os estados atravessam. A palestra Beto Richa (PSDB), que falou em um painel que trouxe outros governadores, atribuiu a situação diferenciada a boa relação do governo com a Assembleia Legislativa, que apoiou iniciativas do governo estadual para enfrentar e superar a crise econômica. O governador fez um elogio público a firmeza da Assembleia e a bancada aliada.

Também falaram no painel dos governadores, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), Wellington Dias (PT), do Piauí, Marconi Perillo (PSDB), de Goiás. A Conferência é promovida pela Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), tem como um dos anfitriões a Assembleia Legislativa do Paraná. O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), destacou o sucesso da 21ª Cnale (Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), considerada o maior evento parlamentar da América Latina. Traiano destacou que o Paraná tem muito a mostrar e consegue ser, em meio à crise, uma referência positiva, seja na gestão do Legislativo como do Executivo.