Educação e Saúde juntas em benefício do estudante. Este é o objetivo do Programa Saúde na Escola, parceria das secretarias municipais de Saúde e Educação renovada nesta terça-feira (8/8) com a assinatura do Termo de Compromisso para o biênio 2017/2018. Serão atendidos 13,5 mil estudantes de 27 escolas municipais e estaduais com ações conjuntas de profissionais de dez unidades de saúde com os que trabalham nas escolas beneficiadas.

O Saúde na Escola é realizado desde 2007 com ações de prevenção, promoção e avaliação das condições de saúde dos alunos. As crianças são avaliadas em testes oftalmológicos, auditivos, nutricionais; têm atualização vacinal contra 20 doenças, avaliação de saúde bucal e aplicação de flúor.

Também são realizadas ações de promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil, combate ao mosquito Aedes aegypti, prevenção das violências e dos acidentes, identificação de sinais de agravos de doenças em eliminação (hanseníase, tuberculose, esquistossomose), prevenção ao uso de álcool, tabaco e drogas, programadas conforme as necessidades de cada escola e desenvolvidas com a orientação conjunta dos profissionais de saúde e pedagógicos.

“A continuidade do programa Saúde na Escola é mais uma ação entre as secretarias que reúne esforços em favor da população, o que é uma grande vontade do nosso prefeito. Se a Saúde e a Educação não andarem juntas, algo fundamental fica para trás, se uma criança não está com a saúde em dia, tem seu desenvolvimento pedagógico prejudicado”, diz a diretora do Departamento de Atenção Primária em saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Beatriz Batistella Nadas.

 

Unidades de Saúde e instituições de ensino do programa Saúde na Escola:

Unidade de Saúde Pantanal – Centro Municipal de Educação Infantil Pantanal. Escola Municipal Jornalista Arnaldo Alves da Cruz

Unidade de Saúde Pinheiros – CMEI Professora Lygia Carneiro.  Escola Municipal Foz do Iguaçu. Escola Estadual Pinheiro do Paraná.

Unidade de Saúde Capanema – CMEI Vila Torres. Escola Municipal Vila Torres. Escola Estadual Manoel Ribas.

Unidade de Saúde Maria Angélica – CMEI Moradias Gramados. Escola Municipal Francisco Frischmann. Escola Estadual Etelvina Cordeiro Ribas.

Unidade de Saúde Trindade II – Centro Municipal de Educação Infantil Osny Dacol. Escola Municipal Senador Eneas Farias.

Unidade de Saúde Tarumã – CMEI Irmã Dorothy Mae Stang. Escola Municipal Professor Ko Yamawaki. Escola Estadual Maria Balbina.

Unidade de Saúde Nossa Senhora Aparecida –  CMEI Arnaldo Agenor Bertone. Escola Municipal Dona Lulu. Escola Estadual Teobaldo Leonardo Kletemberg.

Unidade de Saúde Oswaldo Cruz – CMEI Isis Sanson Monte Serrat. Escola Municipal Joaquim Távora. Escola Estadual Dirce Celestino do Amaral.

Unidade de Saúde Monteiro Lobato – CMEI Monteiro Lobato. Escola Municipal Professora Maria Lenkot Zeglin. Escola Estadual Moradias Monteiro Lobato.

Unidade de Saúde Santa Quitéria I – CMEI Santa Quitéria. Escola Municipal Professora Lina Maria Martins Moreira.