Curitiba foi o terceiro destino mais procurado por estrangeiros que desembarcam no Brasil para negócios ou participar de eventos e convenções em 2016. O resultado é de uma pesquisa do Ministério do Turismo publicada nesta segunda-feira, 28, sobre a vocação turística dos municípios brasileiros. A capital paranaense ficou atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

 

O segmento motivou 32,5% dos visitantes internacionais que visitaram Curitiba no ano passado. Argentina (12,2%), Estados Unidos (11,6%), Paraguai (10,9%) e Alemanha (7,2%) foram os principais países emissores.

 

A presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, disse que a Prefeitura tem trabalhando para fomentar o turismo de forma geral. Desde início do ano, o Instituto já promoveu 31 capacitações em diferentes setores do mercado, como atendentes do Disque-Turismo, taxista, entre outros. “A ideia é que a cadeia de serviços esteja preparada para bem receber o turista”.

 

O Instituto também tem um setor especializado para atender promotores de eventos como uma forma de facilitar a produção de congressos, simpósios, conferências e shows na cidade. A parceria entre Curitiba, Região e Litora Convention & Visitors Bureau e os donos de espaços para eventos, já foram captados 16 eventos neste ano. “Este é um número que pode aumentar, temos agenda até 2022”, disse Tatiana. “Além disso, desde o início até o fim do ano temos, por enquanto, 51 eventos apoiados”, completou.