Em comemoração aos 324 anos de Curitiba, a Prefeitura vai inaugurar neste sábado (25/03), às 11h, na quadra poliesportiva da Praça Osório, a primeira Estação de Ginástica e Alongamento em Aço Inox. A montagem da estação será feita na noite desta quinta-feira (23/03).

Construídas com material que não causam impacto ambiental, essas unidades vão permitir a realização de uma grande variedade de exercícios físicos que trabalham força, resistência e definição muscular.

“Enquanto as Academias ao Ar Livre atuam como uma iniciação a prática de atividades físicas e trabalham a resistência muscular localizada, as Estação de Ginástica e Alongamento representam uma segunda etapa, destinada a pessoas que já praticam exercícios com regularidade”, explica o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

Serão montadas 35 unidades da Estação de Ginástica e Alongamento em Curitiba ao longo do ano por meio de contrato com a empresa Mude – Mobiliário Urbano Desportivo, que arcará com os custos de instalação e de manutenção em troca de espaço publicitário.

“É uma democratização da prática de exercícios físicos. Serão instaladas unidades em praças, bosques e parques em todas as regionais, sem custo para a Prefeitura”, ressaltou o secretário.

Estações – As estações contam com aparelhos estáticos de aço inox, que utilizam apenas a força do corpo para a realização dos exercícios, como a barra fixa (reta, angulada, fechada e paralela) e a estrutura em formato espaldar para alongamento. O piso é de madeira sintética, resistente para caminhar, saltar e apoiar-se de maneira adequada para as atividades.

Por serem feitas de aço inox com polimento brilhoso, as unidades maximizam a reflexão da luz, o que reduz a absorção de calor, e são resistente ao desgaste provocado pela ação do tempo e clima.

Uma única unidade dispõe de diversas opções de empunhaduras para a realização de diferentes exercícios, que incluem: alongamentos estáticos, abdominal vertical, tríceps na barra paralela, flexão de membros inferiores, puxada frontal, dorsal e com triângulo, entre outros.

Todas as estações contarão com orientação gráfica indicando como realizar os exercícios adequadamente.

Foto (cedida pela empresa Mude – Mobiliário Urbano Desportivo)