A Prefeitura de Curitiba promoveu nesta quarta-feira (31/5) uma série de atividades físicas e esportivas em todas as regionais administrativas e em escolas e creches municipais para o Dia do Desafio. A data marca a campanha mundial de incentivo à prática regular de atividade física.

“O Dia do Desafio busca despertar o interesse da população na prática da atividade física, seja dança, caminhada, exercícios ou esporte, e estimular que continuem realizando as atividades após o evento, buscando a melhoria da saúde e qualidade de vida”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

Promovido sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam as atividades rotineiras e pratiquem por, pelo menos, 15 minutos qualquer tipo de atividade física.

Para estimular a adesão da população, a Prefeitura disponibilizou na Praça Rui Barbosa diversas opções de atividades, como aulões de zumba e de ritmos, dança cigana e tai chi chuan, bem como jogos gigantes, tênis de mesa, área de leitura, orientação nutricional, tênis de mesa, saúde do coração, divulgação de serviços e atividades do Sesc.

Em parceria com entidades e federações foram colocadas na praça miniquadras de vôlei e badminton, com instrutores orientando a população, e promovidas apresentações de judô, punhobol e rampa de skate.

Marinice de Mello Vieira, de 32 anos, aproveitou as atividades de tênis de mesa e tai chi chuan. “O melhor dessa ação é que todos podem participar e conhecer coisas diferentes, como o tai chi chuan, que sempre tive interesse de fazer uma aula, mas ainda não tinha ido.”

O atleta paralímpico de tênis de mesa Claudiomiro Segatto jogou algumas partidas com os participantes e ressaltou a importância do Dia do Desafio. “O esporte trabalha questões de disciplina, saúde e bem-estar, que são essenciais para a nossa qualidade de vida”, salientou.

Além das atividades na Praça Rui Barbosa, a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude ofereceu programação especial nas repartições públicas e comunidades. Foram realizadas corridas de revezamento, atividades de ginástica, cross training, dança.

Escolas e CMEIs

Dança, música, esporte e muita diversão também agitaram escolas e creches municipal no Dia do Desafio.

Na Escola Municipal CEI David Carneiro, no Boqueirão, as crianças tiveram alongamento e dança aeróbica. No CEI Expedicionário, no Pinheirinho, as atividades contaram com a parceria do 13º Batalhão da Polícia Militar, que levou um grupo de estudantes para uma vivência nas dependências do batalhão. Lá, o grupo participou de brincadeiras, escalada, passeio nas viaturas.

O Centro Municipal de Educação Infantil Centro Cívico promoveu atividades para os pequenos se alongarem e movimentarem o corpo com dança e exercícios aeróbicos.

Outro CMEI que animou a criançada foi o Professor Carlos Alberto Antunes, no Bairro Novo. Meninos e meninas, comandados pelas professoras, iniciaram a manhã com música e movimentos sequenciais que as crianças amam.

Dia do Desafio

Criado em 1983 e realizado em todo o mundo, o Dia do Desafio é organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) em parceria com a Prefeitura. O evento consiste na disputa saudável entre cidades, que mobilizam a população para praticar, pelo menos, 15 minutos de exercícios.

Neste ano Curitiba disputa com o município de Leon, do México. Vence a competição a cidade que contar com o maior número de registros de atividades físicas, com o resultado medido de maneira proporcional entre a quantidade de participações e pessoas que vivem no local. O resultado é anunciado pelo Sesc até cinco dias após a realização do evento.