Moradores de Pinhais próximos à PR-415, já começam a perceber mudanças na paisagem com o avanço das obras de melhoria na rodovia. Esta semana começou a ser erguido um viaduto que vai interligar Pinhais a Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, e trata-se do maior viaduto em construção no Paraná.

Com 200 metros de extensão e 26,5 metros de largura, o viaduto é uma das principais intervenções do pacote de obras previsto para a PR-415. Quando ficar pronto, terá cinco faixas (duas no sentido Curitiba e três sentido Piraquara – uma será entrada para via marginal do bairro Maria Antonieta) e acostamento.

A PR-415, conhecida também como Rodovia João Leopoldo Jacomel, passa por obras de duplicação e modernização. O projeto contempla 14 quilômetros da principal ligação entre Curitiba, Pinhais e Piraquara, com investimento do Governo do Estado de R$ 168 milhões. Quando toda a duplicação for concluída, a obra contará com uma trincheira, viaduto, dois bolsões de retorno, passarelas, seis muros de contenção e 14 quilômetros de calçadas e ciclovias. Em diversos trechos, o número de pistas está sendo ampliado de duas para seis faixas, três em cada sentido.

O viaduto será construído com 57 vigas, com pesos que variam entre 39 e 90 toneladas. O ritmo da operação vai depender de fatores climáticos, do trânsito, além da montagem e desmontagem de equipamentos. Numa segunda fase haverá o complemento da alça de acesso da Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco ao viaduto, que receberá no total 28 vigas.

(foto: Jorge Woll/DER)