Em vistoria nesta sexta-feira, 28, às obras na Estrada da Cachoeira – entre  São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande, o secretário do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, adiantou que esta ligação entre as duas cidades permite a criação de um novo polo industrial na região metropolitana de Curitiba. “A ideia é criar um novo polo industrial para esta região, para que muitas empresas que queiram vir para o Paraná, possam se instalar aqui para gerar emprego”, disse.

Ratinho Junior destacou também que entrará em operação na região uma linha de ônibus para a integração dos dois municípios. “É comodidade, agilidade e, claro, investimento para a região metropolitana para melhorar a vida das pessoas que aqui vivem”. 

Segundo Ratinho Junior, 20 mil pessoas moram na Fazenda Rio Grande, que trabalham em São José dos Pinhais e também no sentido inverso. “Por isto, a importância da execução de obras de mobilidade no local”. 

No mês de março, foi assinada a homologação para o início das obras de pavimentação e a construção de calçadas e rampas de acessibilidade em 4,4 quilômetros da Estrada da Cachoeira. 

Os investimentos na região somam R$ 5,5 milhões e são financiados pelo BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), por intermédio do Governo do Estado e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Parte da verba, R$ 554,4mil, será destinada pela prefeitura de São José dos Pinhas, como contrapartida ao incentivo público. A área total da obra é de cerca de 90 mil m².