O prefeito de CurItiba, Rafael Greca (PMN) destacou, esta semana, as ações prioritárias em desenvolvimento pelo Ippuc ( Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), após assumir a administração municipal. “Assim que assumi a prefeitura, uma das prioridades foi resgatar o processo de planejamento urbano com vistas ao futuro, mas sem deixar de lado as demandas locais. E, com isso, promover a união do macro e dos microplanejamentos como tarefa principal do Ippuc”, disse Greca.

Segundo ele, já estão em elaboração projetos de curto, médio e longo prazos para o avanço da gestão urbana e da atuação das equipes do instituto em consonância com as demandas das dez administrações regionais.

“Os estudos em curso no Ippuc envolvem a Conectora 3 e projetos estruturantes de ligação viária metropolitana, como a construção da trincheira da Rua Angelo Burbello sob a BR-116 e da alça de acesso do viaduto da Vila Pompéia, no Tatuquara, e o término do trecho Norte da Linha Verde, entre o Viaduto da Victor Ferreira do Amaral e a Rua Fagundes Varella.

No campo do microplanejamento, destacou ainda Greca, estão os projetos para o atendimento a demandas locais, como o terminal de transporte junto à Rua da Cidadania do Tatuquara, o Restaurante Popular sob o Viaduto do Capanema, a realização de feiras nas áreas cobertas de todas as Ruas da Cidadania.

“Outro projeto é a Prefeitura sobre Rodas, uma inovação sugerida pelo prefeito para aproximar a estrutura de serviços públicos da população que vive em regiões de expansão recente e que ainda carecem de infraestrutura”, frisou.

Foto: Lucilia Guimarães/IPPUC
Link da nota: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/ippuc-volta-tracar-a-curitiba-do-futuro-pelo-macro-e-micro-planejamentos/41673