O prefeito Rafael Greca inaugurou, no sábado, 27, a Unidade de Saúde Jardim Aliança, no bairro Santa Cândida, em Curitiba.  “Com a abertura este já é o 111º posto de saúde em atividade na capital”, disse.

Segundo Greca, a obra era uma demanda antiga da comunidade. “Era um nó, uma obra que estava engatada há seis anos. Na campanha, vim aqui e encontrei um mocó, dinheiro público se perdendo. Hoje vivemos a alegria de entregar mais uma importante unidade de saúde de Curitiba”, destacou.

A construção do posto iniciou em 2012 e logo depois foi abandonada pela administração passada. No início da atual gestão, o trabalho foi retomado e concluído. A partir desta segunda-feira, 29, a unidade passa a atender 13,9 mil pessoas dos bairros Santa Cândida e Cachoeira.

A entrega da unidade foi um compromisso assumido por Greca na campanha eleitoral. “Desde o primeiro dia de gestão, o prefeito tem priorizado a Saúde. Retomamos essa obra no início de 2017, em um investimento de R$ 2,5 milhões, boa parte com recursos estaduais [R$1,8 milhão], em um convênio assinado em 2012”, lembrou a secretária municipal da Saúde, Marcia Huçulak.

Estrutura – O posto de saúde Jardim Aliança terá duas equipes da Estratégia Saúde da Família — que foi apresentada durante a solenidade para a comunidade — com 18 profissionais destacados em todos os serviços prestados pelos demais postos da cidade: consultas médicas, de enfermagem, serviço de odontologia, vacinas, curativos. A gerência da unidade será da Autoridade Sanitária Local Adriana Ávila Leal de Meirelles.

Com 565 m², Unidade de Saúde Jardim Aliança tem dois pavimentos, com salas de recepção, odontologia, farmácia, pré-consulta, consultórios e exame ginecologia/obstetrícia, clínica geral, enfermagem, pediatria, vacina e sanitários. No pavimento superior, estão a central de materiais e de estoque dos medicamentos, o setor administrativo, copa e refeitório.