O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, reabriu nesta quinta-feira, 30, Casa de Leitura da Regional Boa Vista, atendendo uma antiga demanda da comunidade. O espaço atenderá em novo endereço, na Rua da Cidadania Boa Vista – única que ainda não abrigava uma unidade. No evento de reinauguração, Greca ressaltou a vida do poeta, escritor, jornalista e professor Dario Vellozo, fundador do Instituto Neo-Pitagórico e da revista O Cenáculo, sendo ele considerado um dos grandes nomes do simbolismo paranaense.

“O professor Dario Vellozo era um pensador e um idealista, ele imaginou Curitiba como um espaço de helenismo, de classicismo, ele imaginava os pinheiros como colunas que sustentavam a abóboda do céu. Ele idealizava a poesia e também a difusão da filosofia. Ele seguia o grande filósofo Pitágoras com o preceito da amizade por base, o estudo por norma, o altruísmo por fim. Era um professor completo”, disse Greca.
Na solenidade, Greca entregou ainda um exemplar do seu livro Curitiba Luz dos Pinhais para o bisneto do homenageado e outro exemplar para a Casa de Leitura recém-inaugurada, representada pela chefe do núcleo regional da Fundação Cultural de Curitiba no Boa Vista, Cristina Herrera.

Foto ( Pedro Ribas/SMCS)
Link da nota: http://www.curitiba.pr.gov.br/fotos/album-prefeito-reabre-casa-da-leitura/26764