Os jovens vencedores do programa Geração Empreendedora – Desafio Paraná foram recebidos pelo governador Beto Richa nesta sexta-feira (16), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. O programa é realizado em parceria pelo Governo do Paraná, a Aliança Empreendedora e a Volkswagen do Brasil e tem o objetivo de identificar, capacitar e premiar jovens empreendedores com uma boa ideia de negócio ou um negócio que já esteja rodando em sua cidade.

O evento com o governador, com a participação do diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen do Brasil, Antonio Megale, foi dedicado a reconhecer os vencedores do Desafio. Eles foram premiados com R$7 mil para aplicar em seus projetos.

VALORIZAR – A ideia do programa é valorizar iniciativas inovadoras envolvendo tecnologia e também formar jovens para alcançar sucesso no mercado, fomentando o desenvolvimento econômico nas comunidades onde estão inseridos. “Um excelente programa, que estimula ideias inovadoras e que transforma sonho em realidade”, disse o governador. “Principalmente nesse momento de crise econômica, com milhões de desempregados no País, é muito importante que apoiar o empreendedorismo e incentivar os jovens a inovarem”, afirmou.

Antonio Megale explicou que a iniciativa é desenvolvida em parceria com o governo estadual através do programa Paraná Competitivo. “É muito importante que os jovens tenham o apoio para empreender e abrir seu próprio negócio, gerando renda e empregos. A Volkswagen incentiva a inovação e acredita nos jovens brasileiros”, afirmou.

EXEMPLOS DE SUCESSO – Trinta empreendedores foram indicados para a fase final da seleção e concorreram em quatro categorias diferentes: Ideia de Negócio, Negócio, Negócio com Impacto Social e Negócio com Tecnologia. Dos 30 finalistas, quatro foram premiados no Geração Empreendedora – Desafio Paraná. Na cerimônia, os jovens puderam contar a sua história, mostrando exemplos de sucesso.

Lina Maria Useche, fundadora e presidente da Aliança Empreendedora, explica que o desafio foi destinado a jovens de 18 a 35 anos, de famílias de baixa renda, que desejavam iniciar um empreendimento ou expandir seus negócios atuais. “O programa é uma poderosa ferramenta de inclusão para ajudar o jovem a empreender e ser dono do próprio negócio. O apoio do governo estadual foi fundamental para o sucesso do programa”, disse ela.

O projeto busca desenvolver competências empreendedoras e de gestão de negócios, possibilitando ampliar o acesso a conhecimento, redes de contato, mercado e crédito dos empreendedores.

PREMIADOS – Adriano Stella, fundador da White Brush, empresa especializada em serviços de limpeza em geral, foi um dos premiados e receberá R$ 7 mil para por em prática o projeto. Ele agradeceu o apoio do governo estadual e da montadora. “Essa era a oportunidade que eu precisava. Com assessoria e monitoria, consegui evoluir profissionalmente e avançar na minha carreira”, afirmou.

O jovem empresário Márcio Baldo, idealizador da empresa TI Verde, também agradeceu o apoio para implantação do projeto, que tem o objetivo de reduzir o impacto ambiental dos produtos eletrônicos com o descarte adequado. “Tenho muitos desafios para enfrentar, mas com o programa estou mais preparado. Em média, cada brasileiro produz sete quilos de sucata eletrônica por ano. A TI Verde é um meio para reduzir isso”, afirmou ele.

PARTICIPAÇÃO – Participaram jovens entre 18 e 35 anos, residentes no Paraná. Eles assistiram a websérie Empreender Modo On, que foi composto por 12 episódios onlines e gratuitos, com dicas importantes para quem tem uma ideia de negócio ou um negócio já existente. Completada essa etapa, o empreendedor teve acesso a um certificado e, com isso, se inscreveu no Desafio. Todo esse processo foi realizado dentro do site: www.desafioparana.com.br .

(foto: Orlando Kissner)

link nota
http://www.aen.pr.gov.br/modul es/noticias/article.php?storyi d=92116&tit=Jovens-paranaenses -recebem-premio-Geracao- Empreendedora-Desafio-Parana