O deputado Evandro Roman (PSD-PR) disse neste sábado, 4, que o ministro Henrique Meirelles (Fazenda) é o mais preparado para o governar o país a partir de 2019. “O país está saindo da recessão graças as medidas tomadas pelo ministro Henrique Meireles na condução das políticas econômicas. Medidas que estão recuperando os investimentos e, principalmente, os níveis de emprego. O Brasil voltou a crescer e produzir. Temos hoje um ambiente muito propício para consolidar essa retomada e o ministro tem o perfil mais completo para conduzir o país a partir de 2019 como o nosso presidente”, disse Evandro Roman.
Em entrevista à revista Veja desta semana, Meirelles indicou que avalia candidatura à sucessão presidencial no ano que vem. “Sim, sou presidenciável”, disse, “As pessoas falam comigo, me procuram, mas ninguém me cobra uma definição. No mundo político, por exemplo, dizem o seguinte: o senhor tem o meu apoio, estou torcendo para isso. Tenho por característica pessoal ser bem pé no chão. Dificilmente vou fazer alguma coisa baseado no entusiasmo”, afirmou o ministro à revista.
Meirelles também disse considerar que o cenário político é “favorável, sim” a um candidato com o perfil dele. “Favorável para o que eu chamo de um candidato reformista no sentido de alguém que toque as reformas e a modernização da economia brasileira como está ocorrendo.”

Meirelles já foi alçado ao posto de candidato outras vezes. Em setembro, o presidente nacional do PSD, ministro Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), disse a interlocutores que o ministro pediu que sua candidatura seja avaliada no ano que vem, caso se reforcem os sinais de recuperação da economia, sobretudo, a queda do desemprego. Em outra ocasião, em um almoço recente com a bancada do partido na Câmara, Meirelles ouviu declarações de apoio a uma eventual candidatura.