O prefeito Rafael Greca destacou na quarta-feira, 24, que o Memorial do Rio Iguaçu, no Parque da Imigração Japonesa, será entregue no aniversário de Curitiba, em 29 de março. “No berço do Rio Iguaçu, no Uberaba, os japoneses entraram em Curitiba há mais de um século. A união entre Prefeitura e Sanepar garantirá a preservação dessa memória”, disse.

Ao lado do presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, Greca explicou que, em dezembro de 2017, a Prefeitura de Curitiba cedeu à Sanepar o uso do parque, que fica na Avenida Comendador Franco, na divisa entre Curitiba e São José dos Pinhais. “No local a Sanepar fará um centro de educação socioambiental e um museu sobre o Rio Iguaçu”, destacou Greca.

A Sanepar já começou os preparativos para a entrega do Memorial do Rio Iguaçu. Além do Museu, o parque ganhará também uma ciclovia de sete quilômetros, ligando o Parque da Imigração Japonesa ao Parque Náutico.

Nesta etapa inicial, no aniversário da cidade, será entregue o primeiro trecho de quase três quilômetros da ciclovia. “Estamos trabalhando para deixar o parque pronto e entregar este grande presente para Curitiba no mês do seu aniversário”, disse o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche.

Outra novidade é a construção de um campo de futebol oficial dentro do parque. “É uma demanda dos moradores do entorno e que ajudará a aproximar a comunidade do parque”, completou Chaowiche.