O novo filme institucional da Itaipu agradou o trade turístico e os participantes da abertura da 13ª edição do Festival de Turismo das Cataratas, na noite de quarta-feira (20), no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu. “Esse novo vídeo da Itaipu revela um Brasil que deu certo. Mostra a força desse País”, ilustrou o ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, que prestigiou a solenidade.

Com 10 minutos de duração, o vídeo “Energia de Dois Povos” faz um resgate histórico dos 44 anos de Itaipu e mostra a importância da união entre brasileiros e paraguaios para transformar a binacional na maior geradora de energia limpa e renovável do planeta. A partir desta quinta-feira (21), ele será exibido aos turistas no Centro de Recepção de Visitantes (CRV), da margem brasileira da Itaipu.

Segundo o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Marcos Stamm, a proposta do filme foi reforçar que a grandeza da hidrelétrica resulta da dedicação humana e da união entre dois povos. “Itaipu é exemplo de energia limpa e de sustentabilidade, mas, acima de tudo, é símbolo de integração”, disse Stamm.

A governadora Cida Borghetti destacou que, além de ser emocionante, o filme mostra o potencial turístico da região e apresenta Itaipu como um atrativo aos turistas. “Ele conta com riqueza de detalhes quanto o ser humano foi e é imprescindível para construir e manter essa usina gigante”, afirmou.

Considerado o 3º maior do País, o Festival de Turismo acontece até sexta-feira (22) no Rafain Palace Hotel & Convention, e deve receber cerca de 8 mil pessoas. A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades, empresas e profissionais ligadas ao setor, além da imprensa especializada. Durante a cerimônia, as autoridades receberam a homenagem “Amigos do Festival”, devido ao apoio dado por eles à realização do evento.

Imprensa
Para o jornalista Antonio Euryco, da revista América Economia Brasil, o novo filme enfatiza a importância das boas relações entre países, além de retratar a história de uma região. “Ele apresenta Itaipu e faz uma ligação com outro grande atrativo turístico, as Cataratas do Iguaçu. Duas maravilhas, uma moderna e outra da natureza num mesmo destino”, disse.

Para Paulo von Atzingen, do Diário do Turismo de São Paulo, é um filme pedagógico e educativo. Explica sobre como é feita a geração de energia e mostra a importância de Itaipu para a economia da região e do Brasil. “Pela primeira vez vi um filme retratando a verdadeira grandeza de Itaipu”, resumiu.