O Programa Cidades das Nações Unidas (ONU) deverá aumentar substancialmente nos municípios do Estado. “Em quatro anos, implementaremos o Pacto Global da ONU em 80% dos 399 municípios do Paraná”, afirmou o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, em reportagem do portal Global Compact Cities Programme.
A estimativa de Ratinho Junior tem como base a recente formalização da parceria promovida pelo Paranacidades com a ONU, para ampliar o alcance aos municípios paranaenses envolvidos com os SDGs (Metas de Desenvolvimento Sustentável, em livre tradução) e a Nova Agenda Urbana.

A formatação da parceria teve início com a assinatura de um protocolo de intenções durante o seminário sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Nova Urbana Agenda. O evento, coordenado por Ratinho Junior, teve participação de técnicos da Paranacidades, da Sedu, da ONU e lideranças governamentais.

O Paranacidades é um serviço social autônomo ligado ao governo do Paraná que presta serviços de infraestrutura e apoia o desenvolvimento de planos municipais e o desenvolvimento de capacidade para os 399 municípios do estado, destacou o Global Compact Cities Programme.

A organização é um importante ator no desenvolvimento municipal. Com a parceria, por meio de seu engajamento com o Pacto Global das Nações Unidas e o Programa Cidades e seus sistemas e ferramentas, as cidades terão condições de planejar seu Desenvolvimento Sustentável e a Nova Agenda Urbana.

“Saudamos calorosamente esta parceria que mostra grande promessa e agradecemos a Paranacidades e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Paraná pelo seu interesse, iniciativa e liderança. Agradeço também ao nosso Ponto de Contato”, destacou Rosane de Souza, representante no Brasil do Programa Cidades do Pacto Global da ONU.

(foto: Liz Ryan)

link nota
http://citiesprogramme.org/ paranacidades-becomes-a- regional-partner-of-the- cities-programme/