O Paraná vai reforçar a estrutura de atendimento de saúde nas sete cidades do litoral durante todo o feriado de carnaval. Serão 623 plantões extras de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, ampliando a retaguarda de assistência em cinco hospitais, quatro prontos socorros 24 horas e uma unidade de saúde.

Além disso, o serviço de transporte e atendimento pré-hospitalar também será reforçado e contará com 14 ambulâncias, mais o helicóptero de resgate baseado em Guaratuba. O objetivo é oferecer assistência adequada de maneira ágil, qualificada e resolutiva aos veranistas e moradores do Litoral.

“Estamos dando atenção especial ao carnaval devido ao grande fluxo de pessoas que já é esperado neste período. A população que vier às praias paranaenses pode ficar tranquila, pois estamos preparados para atendê-los da melhor forma”, assegurou o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

Desde o início da temporada de verão, o Estado já destinou cerca de R$ 4,8 milhões para a contratação de 7.410 plantões extras e aquisição de materiais hospitalares e medicamentos para a rede pública de saúde local.

Pelo sexto ano consecutivo, o Estado mantém ainda o Centro de Recuperação de Afogados, instalado em Matinhos. A estrutura, montada no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, conta com equipe especializada em urgências aquáticas. A unidade realiza os primeiros socorros e a estabilização de vítimas de afogamento.

O litoral conta também com o suporte do Samu e do Siate. Em situações de trauma, como afogamentos, quedas, acidentes de trânsito, agressões e ferimentos por armas de fogo, a orientação é que o Siate seja acionado através do telefone 193. Já em casos de urgência, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial e febre alta e cortes, a ligação pode ser feita para o Samu, pela central 192.

(foto: Sesa)

link matéria
http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=92876&tit=Litoral-tera-estrutura-de-saude-reforcada-para-o-carnaval