O número de transplantes realizados no Paraná passou de 541, em 2015, para 718, em 2016. O aumento de 33% marca mais um recorde na realização dos procedimentos e representa uma média de dois transplantes de órgãos por dia no Estado no último ano.

“Começamos este ano na segunda posição de estado com melhor desempenho do país na área de doação de órgãos. Antes de assumirmos a gestão, o Paraná estava em 10º lugar neste ranking. Em apenas seis anos, subimos oito posições e isso é motivo de sobra para celebrarmos”, comemora o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

Os dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) são reflexos do crescimento expressivo de resultados na área nesta gestão. “O número de procedimentos praticamente triplicou. No ano de 2010 foram 169 transplantes, um aumento de mais de 300%”, salienta a diretora da Central estadual de Transplantes (CET), Arlene Badoch.

(foto: Venilton Kuchler/SESA)

link nota
http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=92485&tit=Parana-teve-em-media-dois-transplantes-por-dia-em-2016