O secretário do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, participa nesta segunda-feira, 5, em Portugal da Benchmarking Internacional, uma das mais importantes feiras de resíduos sólidos. No Porto, Ratinho Junior visitou a Central de Valorização Energética e Aterro Sanitário e em seguida, conheceu a Central de Valorização Orgânica e Unidade de Triagem Mecanizada, de Coleta Seletiva. “O Governo do Paraná, em um trabalho conjunto entre secretarias e órgãos afins já prepara um plano estadual para resíduos sólidos”, adiantou.

Ratinho Junior pretende finalizar uma parceria com Portugal e aproveitar a experiência portuguesa na gestão dos resíduos sólidos nas cidades do Paraná. “Em pouco dias, estaremos anunciando através da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, Sanepar e Secretaria do Meio Ambiente uma parceria pra acabar com os lixões no Paraná. Isso é um projeto muito importante para o meio ambiente e que traz sustentabilidade também na gestão do resíduo sólido ao estado inteiro”, sinaliza Ratinho Junior.

Se tudo correr bem, segundo Ratinho Junior, é possível que um novo modelo de serviço público sustentável, mais moderno e limpo, seja apresentado pelo governador Beto Richa e iniciado no Paraná até 2018. Esta visita a Portugal é importante pelas semelhanças entre o Paraná e este País. “Assim, como em Portugal, o Paraná também tem espaços físicos para a implantação de um novo Plano Estadual de Resíduos Sólidos”, destacou.

Nesta terça-feira, 6, em Marcovil, Ratinho Junior conhece a Metal Mecânica, fabricante de equipamentos de triagem e reciclagem. Ainda, visita o Interecycline. Trata-se de um dos maiores recicladores resíduos elétricos eletrônicos da Europa e empresa pioneira em Portugal.

No Paraná, o novo modelo de solução sustentável para a destinação de resíduos sólidos urbanos está sendo desenvolvido por técnicos Sedu, Secretaria do Meio Ambiente, Sanepar e IAP (Instituto Ambiental do Paraná).