O governador Beto Richa e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, assinaram nesta segunda-feira (16) a reativação da linha Colombo-CIC no sistema de transporte coletivo metropolitano. Trata-se do primeiro passo para a reativação do sistema integrado de transporte, que deixou de funcionar na capital nos últimos anos.

“A pedido do prefeito Rafael Greca, voltamos a integrar do sistema metropolitano de transporte com a nossa capital, algo que tinha sido perdido pela administração anterior. É importante lembrar que jamais deixamos de repassar recursos para o município para este fim. O subsídio continua, continuaremos a repassar o mesmo valor que já era dado, cerca de R$ 6 milhões mensais”, afirmou Richa.

Greca afirmou que a linha Colombo-CIC volta a circular no dia 23 de janeiro. “A minha ideia é fazer com que até junho todo o sistema seja recomposto. Para isso eu conto com o governador Beto Richa para tornar a grande Curitiba uma cidade só”, afirmou. “A rede integrada de transportes foi tão boa que durou 20 anos e foi imitada por outras cidades. Infelizmente tivemos a desintegração em 2015. Queremos requalificar o sistema de transportes com recursos da Caixa Econômica Federal e o trabalho conjunto da Urbs e da Comec”, completou Greca.

Com a volta do Colombo/CIC, os passageiros poderão percorrer os 26 quilômetros do trajeto sem precisar mudar de ônibus. Os dois gestores também assinaram um protocolo de intenções para estudos técnicos de implantação do Novo Sistema Metropolitano Integrado de Passageiros.

(foto: Orlando Kissner/ANPr)