O governador Beto Richa e o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, assinaram nesta terça-feira (28) a homologação do projeto de pavimentação para São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Serão pavimentados quatro quilômetros de uma via rural no bairro do Agaraú, no trecho que liga o município a Fazenda Rio Grande, além da construção de calçadas e rampas de acessibilidade.

Os recursos, que somam R$ 5,5 milhões, são financiados pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), com contrapartida do município de São José dos Pinhais. A área total da obra é de cerca de 90 mil m².

Richa enfatizou que o planejamento feito pelo governo visa empregar recursos em pontos estratégicos do Estado, para a geração de emprego e renda, além de permitir a continuidade dos projetos nos municípios. “Ampliamos os investimentos no Estado para prover as necessidades dos paranaenses”, disse. O governador lembrou ainda a liberação da cota extra de ICMS no início do ano aos municípios, outra medida do Governo do Estado para fomentar o desenvolvimento das cidades paranaenses. Somente São José dos Pinhais recebeu R$ 32 milhões.

“Esta é a certeza de que estamos justificando nosso mandato com ações que promovem o desenvolvimento do Paraná”, declarou o governador.

FACILIDADES – O secretário Ratinho Junior explicou que a obra trará desenvolvimento econômico e social para a região, uma vez que a via liga os parques indústrias de São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande pela área rural dos municípios. “A pavimentação cria uma nova rota de investimentos e industrialização para estas duas cidades e melhora a qualidade de vida dos moradores que terão acesso facilitado aos municípios”, disse.

O secretário informou que cerca de 20 mil pessoas saem diariamente da Fazenda Rio Grande para trabalhar em São José dos Pinhais e que o Governo estuda a possibilidade de instituir uma nova linha de transporte coletivo entre os municípios. “A partir do momento que criamos a nova rota de ligação entre as duas cidades, cria-se também a oportunidade de ter uma linha de ônibus que integre ambos os municípios, proporcionando mais qualidade de vida a esses trabalhadores”, disse

DESENVOLVIMENTO – O prefeito de São José dos Pinhais, Toninho da Farmácia comemorou a homologação. “O apoio do Governo do Estado tem sido fundamental para o desenvolvimento de São José dos Pinhais. Os dois municípios sozinhos não teriam condições financeiras de executar a obra. Concretizamos um sonho de levar mais progresso para uma região que tem crescido rapidamente”, falou.

O prefeito de Fazenda Rio Grande e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana do Paraná, Marcio Wozniack destacou a importância da obra para a região. “Esse espaço que vai ser pavimentado em São José dos Pinhais é muito importante para trazer mais progresso também para a nossa cidade. É mais um canteiro de indústrias que se forma com potencial para atrair investidores e gerar emprego e renda”, afirmou.

As obras de pavimentação começam nesta quarta-feira (29) e tem previsão de término para o final deste ano.

PRESENÇAS – O secretário-chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni e o deputado estadual Francisco Bühre também acompanharam a assinatura.

Foto (Orlando Kissner ANEPr)
Link da nota: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=93262&tit=Autorizadas-obras-de-pavimentacao-para-Sao-Jose-dos-Pinhais