O governador Beto Richa garantiu nesta quarta-feira, 17, a liberação de recursos para a prefeitura de Pontal do Paraná, para construir um binário para aliviar o congestionamento no encontro entre a PR-407 (estrada que liga a BR-277 a cidade) e a PR-412. O fluxo de carros no local gera engarrafamentos de até três horas, principalmente durante a temporada. O projeto foi apresentado a pelo prefeito Marcos Fioravante. “A verba já está concretizada. Só precisamos que o município nos apresente toda a documentação para que possamos liberar os recursos”, disse Richa.

A nova via, de um quilômetro, vai ser construída paralela à PR-412. “Com essa obra, vamos poder solucionar um antigo problema da população”, disse Fioravante.

O governo estadual tem outros projetos na PR- 412. Um deles prevê desapropriação de uma área de 175 metros de largura da rodovia. Será aberta uma rodovia paralela à PR-412 – com 17,9 km de pista simples entre a PR-407 e a zona portuária – e um canal de drenagem com 15,2 quilômetros.

Após receber licença prévia do Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral Paranaense, o projeto de engenharia está sendo ajustado. A licitação deve ser lançada neste primeiro trimestre.

(foto: Orlando Kissner/ANPr)