O governador Beto Richa participou nesta terça-feira (13), em Brasília, da posse da procuradora de Justiça do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes, como conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o biênio 2017/2019. “Maria Tereza tem todos os atributos para assumir as funções de conselheira no CNJ”, afirmou Richa.

“Além da experiência comprovada no exercício de vários cargos, ela mostrou competência e sensibilidade social em sua passagem pela Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, período em que contribuiu para reduzir consistentemente o número de internos nas delegacias e carceragens paranaenses”, acrescentou.

Entre 2011 e 2014, Maria Tereza implantou o Sistema Eletrônico de Execução Unificado no Paraná, ferramenta que permite o controle das execuções penais e do sistema carcerário. O programa reduziu em 67% a superlotação das unidades prisionais do Estado entre 2010 e 2013 e, hoje em dia, é utilizado em todo o Brasil.

Nascida em Londrina, formada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, Maria Tereza também trabalhou no Ministério Público (1987), presidiu a Associação Paranaense do Ministério Público (1999-2002) e, em março de 2002, foi a primeira mulher a assumir a Procuradoria-Geral de Justiça do Paraná. Desde 2016, é membro titular do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.