Nova pesquisa da corretora XP Investimentos coloca Fernando Haddad (PT) em 2º lugar, com 11%, quando apresentado com o apoio explícito de Luiz Inácio Lula da Silva. Nessa combinação, o líder é Jair Bolsonaro (PSL), com 21%. As informações são do Poder 360.

Marina Silva (Rede) também tem 11%, como Haddad. Já Ciro Gomes (PDT) aparece com 9%, seguido por Geraldo Alckmin (PSDB), com 8% e Alvaro Dias (Podemos), com 6%. Eis a íntegra da pesquisa.

A presença de Haddad como “candidato do Lula” e registrando 11% indica que ele subtrai votos de Marina e de Ciro. Quando o petista é mostrado na pesquisa apenas com seu nome (sem indicação do apoio lulista), fica com apenas 3%. Nessa combinação, Marina pontua 13%. Ciro, 11%.

É importante ressaltar que essa pesquisa telefônica da XP tem margem de erro de 3,2 pontos percentuais. Dessa forma, há uma situação de empate técnico entre vários pré-candidatos.

No cenário em que Haddad é apresentado com o apoio de Lula, o petista está em situação de empate técnico com Marina, Ciro, Alckmin e Alvaro Dias,

A margem de erro é elevada porque a pesquisa tem uma base de entrevistas de 1.000 pessoas. Foi realizada de 4 a 6 de junho e está registrada no TSE com vários números: BR-09600/2018, BR-05699/2018 e BR-05997/2018.

O estudo foi aplicado pelo Ipespe, empresa de pesquisas do marqueteiro político Antonio Lavareda, que já trabalhou para o PSDB e para o DEM. Foi responsável pela operação que levou o antigo PFL a trocar seu nome para DEM (Democratas), em 2007.

Só 2 nomes têm posição isolada na pesquisa XP. Primeiro, Lula, que quando é inserido entre os candidatos aparece com 30%, seguido de Bolsonaro, com 20%.

Quando Lula não está entre as opções mostradas na pesquisa XP, Bolsonaro lidera de maneira isolada, com 21% a 23%, dependendo da combinação de nomes.

(foto: divulgação)

link matéria
https://www.poder360.com.br/pesquisas/pesquisa-xp-apresenta-haddad-como-candidato-do-lula-e-petista-vai-a-11/