Pier Petruzziello destaca parceria de curatela para PcD

 

O vereador Pier Petruzziello informa que Curitiba terá mais um atendimento de curatela nesta quinta-feira, 12, e sexta-feira, 13 –  ação da Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (ADPCD) em parceria com a Fesp (Fundação de Estudos Sociais do Paraná) destinada à população em vulnerabilidade social. “A curatela é uma decisão em que a pai, mãe ou cuidador se torna responsável juridicamente pela PcD (pessoa com deficiência), assumindo a administração de bens e também o cuidado completo dessa pessoa”, disse Petruzziello.

 

Em nota à imprensa, a ADPCD adianta que neste tipo de atendimento, são realizadas ações jurídicas que transferem a outra pessoa determinadas responsabilidades legais de quem tem algum tipo de incapacitação, como deficiência intelectual grave. A partir da decisão, o curador passa a ser responsável, por exemplo, pela administração de bens e também tem o dever de proteger e zelar pelo curatelado.

 

O evento é gratuito e os participantes, além de documentos como carteira de identidade, CPF, certidões de nascimento e casamento e comprovante de residência, precisam comprovar uma renda familiar de no máximo três salários mínimos, bem como documentação médica que ateste a veracidade da deficiência.

 

Segundo a ADPCD serão atendidas 40 pessoas que se inscreveram e apresentaram a documentação exigida previamente. “A vantagem é a facilidade de acesso, a gratuidade e o tempo de espera, pois é agendado um horário em que a pessoa com a documentação em mãos é atendida pelos profissionais, e em aproximadamente duas horas já recebe o documento da curatela”, afirma Denise Moraes, gestora responsável pela Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

 

Cabe esclarecer ainda, diz Denise Moraes, que o processo de curatela em vias comuns pode demorar anos e ter custo de aproximadamente R$ 5 mil. A Defensoria Pública também faz o serviço gratuitamente, mas o tempo de espera é maior. Este será o terceiro evento desta parceria e a próxima ação está prevista para o fim de junho.

 

Serviço

Evento da Curatela
Data: 12 (quinta) e 13 (sexta) de abril
Horário: 13h às 18h
Endereço:  Rua Schiller, 159, Cristo Rei, Curitiba

(foto: CMC)