A vereadora Maria Letícia (PV), presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Curitiba, participou nesta terça-feira (13) da assinatura do convênio do repasse de R$ 12 milhões para construção do primeiro Hospital Oncopediátrico do Paraná – o Erastinho – destinado especialmente ao combate ao câncer infanto-juvenil.

“É importante que o poder público acompanhe e permaneça unido pela cura desses pacientes. A vontade, o investimento e a tecnologia são imprescindíveis para salvar vidas”, destacou a médica Maria Letícia.

A construção do Hospital Erastinho é destinada especialmente ao combate do câncer infanto-juvenil. Uma nova estrutura proporcionará um espaço agradável e exclusivo para crianças, humanizando ainda mais o tratamento. Serão 4.800 m², com 39 leitos, consultórios e espaço recreativo com brinquedoteca, tudo voltado para o melhor tratamento de crianças e adolescentes.

Maria Leticia parabenizou o superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago pela dedicação e também a Rede Feminina de Combate ao Câncer. O investimento foi anunciado pelo governador Beto Richa. O Erasto será o primeiro hospital do Sul do país a ter um fluxo específico para o atendimento oncológico de crianças e adolescentes.

A obra tem um custo de R$ 24 milhões. A expectativa é ampliar de 20 para 39 o número de leitos infanto-juvenis, permitindo o atendimento de 300 novos casos por ano. Poderão ser feitas, no local, até 17 mil consultas, 500 cirurgias e mais de 85 mil procedimentos anualmente.