A Polícia Militar do Paraná reforça a segurança na área central de Curitiba com a instalação de um centro de operação na praça Santos Dumont, um dos pontos de referência na região. O local, próximo do centro histórico da capital e a duas quadras da Rua das Flores, passou a abrigar a 1ª Companhia, uma equipe da Ronda Tático Motorizada (Rotam) e o 1º Cartório do 12º Batalhão da Polícia Militar.

Ao inaugurar a nova sede nesta terça-feira (27), o governador Beto Richa afirmou que a medida atende a uma reivindicação antiga da comunidade e de comerciantes daquela região. “A transformação desse espaço garante melhor condição de trabalho aos policiais, o que terá como resultado o patrulhamento ostensivo para prevenção de crimes e reforço da segurança aos moradores, comerciantes e transeuntes. Essa medida é, também, mais uma demonstração da boa parceria entre o Governo do Estado e prefeitura de Curitiba, que trabalham juntos em favor da população”, afirmou.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, destacou a localização da estrutura da PM como ponto estratégico para ampliar a segurança em locais dos mais movimentados da capital. “A presença da polícia nesta praça Santos Dumont garante mais segurança não só ao Centro Histórico, como também ao calçadão da Rua das Flores e imediações da catedral. Essa área, que era quase uma cracolândia, agora volta a ser do povo”, afirmou Greca. A nova sede também servirá como uma base de operações da Polícia Militar em grandes eventos realizados na região central da capital.

AVANÇOS – Richa falou sobre os avanços em segurança pública obtidos, nos últimos anos, pelas ações do programa Paraná Seguro. Foram contratados mais de 11 mil profissionais para as polícias Militar, Civil e Científica. O governo comprou 3 mil novas viaturas, armas e equipamentos e criou grupamentos aéreos da PM e do Polícia Civil para dar mais agilidade e eficiência às operações. “O resultado é que o Paraná registra a menor taxa de homicídios dos últimos dez anos e uma grande redução de crimes contra o patrimônio”.

Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, desde o início do atual governo, os homicídios caíram 49% em Curitiba e 33% em todo o Estado. O roubo a comércio em todas as regiões do Paraná também caiu. Houve uma redução de 28,3% em Curitiba e 27,6% em todo o Estado.

Em Curitiba, disse o secretário de Segurança e Administração Penitenciária, Júlio Reis, a nova unidade se soma a outros importantes investimentos feitos nos últimos anos. “Temos a entrega de novas delegacias e nova estrutura do Instituto Médico Legal, compra de equipamentos, além de outros diversos investimentos que têm mudado a cara da segurança pública no Estado”, afirmou.

link vídeo

(foto: Orlando Kissner/ANPr)