Fundador e chanceler do Grupo Uninter, o empresário Wilson Picler, recebeu, na noite desta quinta-feira (7), o Título de Cidadão Honorário de Curitiba. “Um dos momentos mais importantes da minha vida, porque Curitiba me recebeu de braços abertos e me transformou no que eu sou hoje. Uma honra e uma alegria muito grande receber esse título, porque os curitibanos fizeram toda a diferença em meu sucesso profissional. Eu divido essa honraria com todos eles, porque eles fazem parte do sucesso das nossas empresas pelo Brasil”, afirmou, ao destacar a importância de se investir em educação para transformar o mundo.

Propositor da homenagem, o vereador Tito Zeglin (PDT), destacou a origem humilde de Picler, falou de sua família e de sua trajetória profissional e política. “Wilson Picler tem origem humilde. É filho de Gabriel José Picler, mecânico de automóveis, e Margareth Pereira Picler, costureira. Tem uma personalidade arrojada, uma grande capacidade criativa, empreendedora e de assumir altos riscos, aliados a uma postura espiritualista e humanitária”, disse. “Fico muito feliz em ter proposto este título a este homem que muito fez e tem feito pela educação deste país”, afirmou Zeglin, ao observar que o título foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Curitiba.

Bons exemplos

Ao agradecer pela honraria, Picler falou da importância da sua família para formação do seu caráter, de sua vinda a capital paranaense, da formação profissional e da criação do Grupo Uninter. “Ainda podemos transformar este país pela educação. Para isso, temos que recuperar a educação básica, é nesta idade que tem que puxar o raciocínio. O que acontece quando você submete uma criança, um adolescente, a uma educação de qualidade? Você o prepara para a universidade, para o mundo”, afirmou. Por várias vezes, Wilson, referiu-se a algumas pessoas que tiveram grande importância em sua vida pelo que representam para a cidade de Curitiba, como Odone Fortes Martins do Jornal Indústria e Comércio e o Professor Doutor Alvino Moser, autor do primeiro projeto de um curso de especialização da Uninter.

Em seu discurso, fez questão de destacar sua formação acadêmica. “Não é o Picler que é diferente, foi a escola que o Wilson Picler estudou que fez a diferença”, disse, ao citar o Cefet/Paraná como umas melhores escolas de formação das américas. Disse que Curitiba é uma cidade que traz muitas inovações e bons exemplos para o Brasil, além de ter os melhores centros educacionais do país.

O chanceler também falou sobre política. “Temos que mudar, escolher bem nossos representantes, porque neste modelo de Venezuela não acreditamos mais. Temos 14 milhões de desempregados este modelo está errado e precisa ser mudado”, enfatizou. Picler foi deputado federal e se destacou pela luta e defesa de uma educação de qualidade. Ele acredita que investir em educação básica é uma das melhores formas de transformar vidas.

Estiveram presentes ao evento, realizado na Câmara Municipal de Curitiba, vereadores Professor Silberto (MDB), Katia Dittrich (SD) e Toninho da Farmácia (PDT), o deputado federal Fernando Francischini (PSL), o deputado estadual Ney Leprevost (PSD), os ex-vereadores Jorge Bernardi (Rede) e Pedro Paulo (PDT), o prefeito de União da Vitória, Santin Roveda (PSC), o tenente coronel Wanderley Rothenburg, representando o chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Paraná (PM-PR), o coronel Antônio Zanatta Neto; João Krainski Neto, do Grande Oriente do Paraná, Odone Fortes Martins, Diretor do Jornal Indústria e Comércio, Alvino Moser, emérito professor da Uninter chamado à mesa, familiares e colaboradores do Grupo Uninter.

Biografia

Wilson Picler é empresário, fundador e chanceler do Grupo Uninter, uma das maiores instituições de ensino superior do País. Nascido em Guaíra, passou a infância e parte da adolescência em Maringá. Na capital paranaense, cursou Técnico em Eletrônica pelo Cefet (atual Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR); formou-se em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); fez pós-graduação em Metodologia Científica na Faculdade de Ciências Humanas de Curitiba (Unibem) e mestrado na Unicamp.

Em 1996, fundou o Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão IBPEX, dedicado a oferecer pós-graduação de qualidade e com preços acessíveis aos graduados em todo o Brasil.

Com personalidade arrojada, não parou mais. Criou a Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter); a Faculdade de Tecnologia Internacional (Fatec) e a Editora IBPEX. Entre 2009 e 2011 foi deputado federal pelo PDT e também fundou a Facintur, empresa dedicada à área de turismo.

Criativo e empreendedor, Picler criou um dos maiores Grupos Educacionais do Brasil, a Uninter Educacional S.A., com mais de 600 polos e 215 mil alunos ativos.

(fotos: divulgação)